quinta-feira, 23 de setembro de 2010

ESTRATÉGIAS DE LEITURA

Este texto nos traz estratégias que nos facilitam na leitura de textos de língua estrangeira. Principalmente para aquelas pessoas que tem pouco conhecimento da língua.

 Começamos passo a passo a leitura de um texto, seguindo aquilo que facilita a nossa leitura, como por exemplo, identificando as palavras cognatas e também as palavras que já conhecemos, aplicando-as no contexto. É muito importante equilibrarmos as idéias e construí-las de acordo com as informações dadas pelo texto. Não devemos ler um texto somente com a intenção de criticá-lo, podemos e devemos ler um texto também para extrair informações, para ficarmos atualizados e também para passar o tempo. Primeiramente para lermos um texto, devemos tentar saber algo sobre o texto, depois identificamos as palavras cognatas, as palavras conhecidas, sempre buscando indicações sobre o assunto do texto e utilizando nosso conhecimento prévio. O dicionário também é um ótimo aliado, nos ajudando a identificar as palavras desconhecidas. Para facilitar nosso trabalho, existem algumas estratégias de leitura que nos auxiliam muito, como uma Leitura rápida: o objetivo é pegar a idéia principal do texto; Identificando o gênero do texto: é o reconhecimento do gênero textual, se é por exemplo, uma carta, um email ou uma receita; e usando as informações não verbais, que é tudo aquilo que não é palavra, como as indicações tipográficas do texto. Assim, englobando todas essas estratégias, conseguiremos uma leitura mais fácil, rápida e de qualidade.

Existem dois tipos de leitores, o passivo que só recebe as informações de forma mecânica (não desenvolve a visão critica e interpretativa da leitura), e o ativo que interage, criticando, interpretando o significado do texto. O leitor ativo “negocia” o significado do texto através das etapas estratégicas para leitura.
O texto aparece sem vida na primeira imagem, e em movimento na segunda onde é possível notar o leitor interagindo. Há um dinamismo maior no processo da leitura por etapas, onde ao passar por cada etapa o leitor vai adquirindo mais habilidades e conhecimento no processo da leitura.

Fonte: DIAS, Renildes. Reading Critically in English. 3º ed. Minas Gerais: UFMG.
(Acesso 23/09/2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário